08/12/2003

ADEUS AO CORONEL BRAGA, ETERNO PILOTO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

O Comando da Aeronáutica lamenta informar o falecimento do Coronel-Aviador Antônio Arthur Braga, ocorrido na madrugada do dia 08 de dezembro de 2003, no Hospital de Força Aérea do Galeão.

O Coronel Braga vinha, há alguns anos, tentando contornar formações pesadas de uma grave doença. Depois de muita turbulência, conseguiu, finalmente, pousar em um céu seguro.

O lendário Coronel Braga, um ícone da aviação brasileira, foi um dos mais queridos aviadores da FAB. Eterno Piloto da Esquadrilha da Fumaça, foi fonte inspiradora para diversas gerações de pilotos civis e militares.

Acompanhado de seu inseparável amigo, o avião T-6, arrancou suspiros e aplausos de milhões de pessoas com suas arrojadas e seguras acrobacias aéreas. Ele irá passar para a história como uma referência mundial.



Realizou mais de mil demonstrações aéreas nos quatros cantos desse imenso Brasil e em diversos países da América do Sul e Central. Com mais de dez mil horas de vôo, será sempre um verdadeiro exemplo de idealismo e amor a uma instituição. Aos que conheceram e tiveram o privilégio de assistir a habilidade do homem que deu sentido ao ballet aéreo, certamente guardarão a lembrança do profissional que transformou seu dever de ofício em arte...

O Coronel Braga nasceu no dia 3 de fevereiro de 1932, na cidade de Cruzeiro, São Paulo. Paulista de nascença, sempre foi um carioca de coração, apaixonado pelo bairro onde residiu a vida inteira,
Botafogo. Ingressou na Escola de Aeronáutica em 1950, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial-Aviador em dezembro de 1955. Instrutor de Vôo na Escola de Aeronáutica, o Coronel Braga tornar-se-ia imortal com a imagem de Piloto da Esquadrilha da Fumaça.