30/01/2006

A Fé. Essa idiota!

Toda a unanimidade é burra. (Acho que é Nelson Rodrigues)

Toda fé é idiota. (Eu mesmo)

Armem-se com seus forcados e tochas e preparem-se pra um linchamento público. Mas só façam isso se for pelo fato de eu ficar discorrendo sobre o óbvio.

Toda fé é idiota sim. Mas o que é fé? Fé é crença. É acreditar. É acreditar sem questionamento.

Inúmeras teorias tentam esclarecer o que nos difere dos macacos. Uns dizem que é a palavra. Outros, que é o raciocínio. Outros ainda que é a capacidade de usar ferramentas. Você vai ouvir outros dizendo que é a capacidade de alterar o ambiente em seu próprio favor. Um espertinho vai dizer que é tudo isso junto e mais algumas coisinhas.

Nada disso. Não tenho culpa se esses caras estudaram nas mais renomadas universidades do mundo, gastando pilhas de dinheiro e criando fama e reputação inabaláveis. Quem está certo no final desta história sou eu! O que nos diferencia dos macacos (e do Lula) é a capacidade de questionar. Isso mesmo, questionar, duvidar, desconfiar.

Quando questionamos os paradigmas criamos o motor que nos faz progredir. Dizem (os óbvios) que a necessidade é a mãe das invenções. Bah, pura bobagem. O questionamento é a mãe de todas as invenções. De que adianta a necessidade se um maluco não chegar e dizer: Hummmm, porque não? Isso pode dar certo...

Por isso digo e repito, qualquer forma de fé é idiota. É idiota porque ao abraçarmos uma fé, seja ela religiosa, política, pessoal, abrimos mão da nossa capacidade de questionamento e tornano-mos macacos. Não que eu tenha algo contra eles mas ainda prefiro meu jeito de viver.

Tenham fé em mim ;-)