18/06/2002


a confirmação que dia 29 é o dia do nhoque da sorte. Vamos de receita :-)

Nhoque a lá Uatafóc.

Massa

Batata Rosa Portuguesa (bem farinhenta)
1 Ovo
Farinha de trigo até dar o ponto
Sal a gosto
Pimenta do reino moida na hora
Noz Moscada a gosto
Parmesão Ralado (de boa qualidade, de preferência ralado a mão bem fino)

Cozinhe as batatas lavadas, inteiras e com casca, até espetá-las com um garfo bem fundo e elas escorregarem sozinhas e se soltarem. Descasque as batatas cozidas ainda quentes (queima a mão sim senhor) e as esprema com um espremedor manual. A batata é o segredo de um nhoque bem leve, deve ser bem farinhenta, seca, daquelas que não ficam "meladas" quando espremidas.

Forme um monte com a batata numa superfície esfarinhada (de preferência um mármore) e abra uma cova ao centro. Quebre um ovo inteiro, coloque um generosa pitada de sal, algumas pitadas de pimenta do reino e noz moscada, umas duas "mãos" de parmesão ralada e sove um pouco para integrar os ingredientes. Vá acrescentando a farinha de trigo e sovando COM GOSTO até obter uma massa leve e que não grude nas mãos. Não vou colocar quantidades de ingredientes porque sempre fiz "de olho". Reserve a massa e deixe descansar enquanto faz o molho.

Molho

Carne moida
1 Linguiça Calabresa moida
Alho
Orégano
Majeiricão Fresco
Azeite Extra Virgem
Pimenta do reino em grãos
Sal
Purê de tomate (daquele da caixinha)
1 Lata de Tomates Pelados
Vinho tinto seco de boa qualidade

Numa panela, coloque o azeite e refogue o alho com o orégano e a pimenta em grãos (pouca). Quando refogar acrescente a carne e a linguiça e frite-as até dourar. Salgue e acrescente um copo de vinho tinto. Tome outro copo. Quando o vinho reduzir até a metade (o do molho) acrescente o purê de tomate e o tomate pelado picado. Acrescente um copo de vinho, um copo de água quente e beba outro copo de vinho. Tampe e deixe reduzir em fogo baixo até atingir o ponto desejado, nem muito aguado nem muito grosso. Deixe para corrigir o sal apenas no final. Não acrescente açucar, isso é lenda.

Enquanto o molho apura (reduz) pegue a massa e enrole em pequenos rolos, na espessura de um nhoque. Corte-os em uma faca a coloque para cozinhar em água fervente e salgada. Os nhoques estarão prontos quando boiarem. Retire-os da água, acrescente o molho e bom apetite.

Se voce fizer a receita direitinho, principalmente a parte de beber o vinho, sem dúvida sairá maravilhoso :-)