13/03/2002


Ontem foi uma noite meio diferente, mas até que bem agradável. A moleca bateu em casa, fomos a padaria comprar coisas para o jantar, que foi na realidade um café da manhã. Adoro café da manhã, se pudesse, faria essa refeição 3 vezes ao dia!

O mote da visita foi ajudá-la num trabalho pra faculdade, sobre a filosofia de São Tomás de Aquino. Ajudar é forma de dizer, já que ela apenas tinha estudado o assunto e não tinha feito nada. Bóra ler o livro e resumir a filosofia do cabra. Filosofia nunca foi um assunto que me atraiu profundamente, apesar de não me complicar muito em estudá-lo e discutí-lo. Porém, jamais comprei ou estudei nenhum livro sobre o assunto de livre e espontânea vontade. Essa é a minha filosofia .

Mas até que foi interessante, apesar de cansativo. Rever a filosofia de Aristóteles (na qual Tom's de Aquino se baseou), rever a utilização da lógica aristotélica me deu um pouco de saudades da faculdade. Adorava aqueles longos exercícios de lógica. Porém, na condição de ateu atuante, foi bem estranho ver a "prova" da existência de Deus através do uso da lógica e da razão, lógica essa usada apenas embasada na fé, mas totalmente refutável através da própria matemática utilizada inconcientemente (a lógica matématica baseada na teoria de Aristóteles é consideravelmente recente). Mas para um pensador que viveu em 1200, até que está bom. Serve pra ver que não somos donos da verdade, e que, o que consideramos como verdade irrefutável pode parecer ridícula um tempo depois.

Acho que se Deus existe mesmo (e pode até ser que exista e eu tenha que mudar profundamente de opinião), não será da forma que Tomás de Aquino quis demonstrar que vou aceitar!!!

De resto uma noite bem agradável.

Vamos dançar na quinta? Estarei no Niias com certeza .

MORAL DA TROPA:Cansada de uma noite mal dormida!! Mas feliz, sim senhor!