02/12/2003

São Paulo

A mídia está tentando criar um novo sentimento paulistano, com a proximidade do aniversário da cidade.

Não consigo entender estes "apelos" a conciência paulistana, ao amor pela cidade, etc.

Oras, quem mora em São Paulo AMA São Paulo. Pode xingar o trânsito, pode xingar a violência, a falta de oportunidades, o desemprego, a feiura (?!), a sujeira, os desmandos. Mas não existe outra explicação lógica para morar em São Paulo a não ser o amor.

Conheço diversas capitais deste país, e em nenhuma outra encontrei o que encontrei em São Paulo. Todas tem algo de bom, e algo de ruim, exatamente como aqui. Curitiba e Porto Alegre, por exemplo. Tem um clima delicioso (frio) e pessoas bonitas a rodo, mas são, como direi, pequenas. O Rio é lindo, mas apenas isso. Florianópolis e Vitória também. Cidades praianas com encantos naturais, mas não tem a dimensão de São Paulo. Goiânia, Brasília, idem. Parecem cidades do interior daqui. Natal, Fortaleza, Recife. Só praias, mais nada.

São Paulo é diferente. São Paulo vibra! Vibra com uma intensidade que nunca ví em lugar nenhum. Ir a qualquer outra capital é o mesmo que ir a qualquer outra cidade do país. Nada de muito novo. Ir pra São Paulo é como ir a outro país. Tudo é diferente. É grande, intenso, vibrante. Usei muito o "vibra", mas é o melhor que pude encontrar.

Ninguém que conheço vive São Paulo em sua plenitude, nem eu. Existem milhares de São Paulos. Cada um acaba vivendo apenas alguns pedaços no seu cotidiano, mas nunca deixa de se surpreender com as novas facetas que a cidade assume.

Quando voltei de Santos para morar em São Paulo (tinha vivido aqui apenas quando muito criança) lembro que me emocionei pelo tamanho da cidade. E este tamanho não pode ser medido por área, número de habitantes, riquesa ou nenhuma outra estatística que possamos inventar. São Paulo é grande pelo que é, pelo que passa e pelo que inspira. Existem dois tipos de pessoa. Aquelas que chegam por aqui e sabem de cara que nunca vão se adaptar. E aqueles que se apaixonam a primeira ou segunda vista.

Hoje pela manhã tive a oportunidade de ficar em São Paulo, ir ao centro rapidinho, de carro, apenas pra entregar algo. Uma horinha de trânsito antes de pegar a estrada. E novamente me emocionei. Só que ama essa cidade pode se emocionar desta forma. E garanto, o paulistano ama sua cidade!