18/12/2003

Avião dos Wrights fracassa na decolagem!

Tsc tsc tsc. E os gringos fizeram a maior campanha de marketing do século para que todos acreditassem que o primeiro vôo do mais pesado que o ar, com um motor de propulsão fosse o deles, que (dizem) ocorreu 3 anos antes do Santos Dummont.

E nem a réplica voa. Pra quem não conhece a história, e todo o mundo, tirando o Brasil, acredita nela, os irmãos Wright foram os primeiros (segundo os americanos) a voarem um avião, além de serem considerados os inventores oficiais do avião.

Pois bem, conta a lenda que ele voaram na praia de Kitty Hawk 3 anos antes de Alberto Santos Dummont em um avião chamado Flyer, cuja réplica, agora na comemoração do centenário (clica lá no título do post) não saiu do chão.

Esse evento não teve testemunhas, nenhum registro fotográfico, nada! Apenas a palavra dos irmãos. Além disso, apesar de teoricamente ter ocorrido 3 anos antes, só veio a publico depois que Dummont fez o vôo dele.

Características do vôo: Saiu de uma ribanceira, com um vento extremamente forte e contra (o que facilita qualquer vôo) e jogado de uma catapulta. Voou só 12 segundos e algumas dezenas de metros.

O 14bis saiu de um lugar plano e só na força do motor.

Agora, a possível prova dessa falcatrua americana caia por terra.

Como diz um amigo meu, com catapulta, até geladeira voa. E geladeira também é mais pesada que o ar e tem motor :-)