12/09/2008

Stress e Relaxamento

Algum tempo atrás eu reclamava do stress de viajar constantemente a trabalho. Perder de 3 a 4 horas por dia de deslocamento para poder trabalhar, rotina de hotel, etc. Realmente eu me cansava bastante e achava que tinha que gerenciar uma carga de stress considerável.

Porém, ultimamente, minha rotina de trabalho mudou um pouco e tenho trabalhado basicamente em um cliente em São Bernardo do Campo, o que me obriga a praticamente atravessar a cidade de São Paulo para poder trabalhar. Você já pode imaginar o que isso significa em termos de tempo, né?

Acredite, você não imagina não. Porque não é apenas cruzar a cidade, também é cruzar a cidade pegando os piores corredores de trânsito dela. As 3 ou 4 horas de deslocamento se transformaram em 4 ou 5 horas, pra andar aproximadamente 1/10 da distância que eu percorria antes. Quer saber o que é stress? Pergunte pra mim.

Pois bem, hoje pela manhã (depois de 1h40m de congestionamentos), "folheando" a Folha Online me deparei com uma notícia (não realidade uma patética tentativa de venda de livro da Publifolha) que ensina uma técnica express e infalível de relaxamento para momentos como estes, de estar preso no trânsito. Acredite, a técnica é incrível e principalmente depois da inclusão de alguns ítens extras que coloquei em itálico no meio das dicas. Segue:


PRATIQUE O RELAXAMENTO RÁPIDO


A habilidade de relaxar sob pressão pode contribuir muito para o bem-estar. Tente esta técnica simples de relaxamento quando estiver preso em uma fila, no meio do trânsito ou em qualquer lugar onde tenha que esperar por algo.

1. Inspire profundamente, enchendo bem os pulmões. Ao mesmo tempo, aperte o polegar contra o indicador da mão direita. Mantenha-os apertados e segure o fôlego por sete ou oito segundos.

1.1 Aproveite para erguer o dedo médio da mão esquerda para o cara da fila de carros do lado.

2. Solte o ar lentamente pela boca, com os lábios ligeiramente entreabertos, enquanto tenta se livrar de toda a tensão no braço e na mão direitos. Ao mesmo tempo, imagine uma onda de relaxamento fluindo desde a cabeça, passando por todo o corpo e indo até os dedos dos pés.

2.1 Com o finalzinho do ar nos pulmões, chame o cara da frente que insiste em não andar e deixar todo mundo entrar na frente dele de filho da puta, em alto e bom som. Nesse momento, imagine uma onda de lava vindo pela avenida e acabando com o seu sofrimento. Uma morte por derretimento instantâneo é mais digna do que isso.

3. A seguir, inspire novamente, mas desta vez aperte o polegar contra o indicador da mão esquerda. Novamente, segure o fôlego e mantenha os dedos apertados por sete ou oito segundos.

3.1 Utilize desta vez o dedo médio da mão direita para o motorista do outro lado. Depois de usar o dedo procure o maço de cigarros, que essa merda de prender a respiração é perda de tempo. Fumar ajuda a passar o tempo e, afinal, você já está respirando fumaça mesmo, qual a diferença?

4. Agora fique alguns momentos respirando lenta e profundamente, usando os músculos do diafragma.

4.1 Enquanto você respira lenta e profundamente, faça cara de doido psicopata. Se ofegar um pouco pode ser interessante. Isso pode intimidar o maldito marronzinho que está só esperando o trânsito parar quando você está sobre a faixa de pedestres e o sinal fechar pra te multar. Ter espasmos também ajuda.

5. Repita este exercício sempre que tiver oportunidade. Ele ajudará você a relaxar todo o corpo rapidamente e a diminuir qualquer tensão muscular que esteja começando a se formar.

5.1 Repetição é para os fracos. Leve consigo sempre uma boa cartela de lexotan.