10/10/2006

Sonho de Ameba

Dizia pra todo mundo que era Deus. Não apenas dizia, acreditava. Acreditar é pouco, era uma questão de certeza. Deus ou demônio. Aliás, demônio não. O próprio Diabo. Era os dois. E ao mesmo tempo.

Também tinha certeza de não ser nada, apesar de ser tudo ao mesmo tempo. Lia tudo, em livros, papéis, telas e pessoas. Sabia de tudo.

Sabia a ponto de não achar mais graça de muita coisa. Surpresas? Inexistiam. Conhecia minuciosamente os meandros de todos os assuntos, fossem técnicos, pessoais, amorosos, idiotas. Sabia como todas as coisas foram feitas, como tudo ao seu redor funcionava, pior, sabia como todas as coisas que ainda nem existiam seriam feitas e funcionariam. Desde o corpo de todas as criaturas até as máquinas que estas inventariam. Desde o galho usado pelos macacos pra pegar os cupins em suas tocas até as telas que projetam suas imagens em 3 dimensões para fora.

Conseguia prever o clima com exatidão. Sabia qual o impacto que todas as alterações na biosfera causaria. Inclusive de alterações que ainda não foram nem concebidas. Os desastres naturais não eram surpresa. Nem os não naturais. Os movimentos políticos, as revoluções, o comportamento da humanidade como um organismo foi previsto e constatado, e sabia aonde tudo ia dar no final.

Apenas isso, essa certeza absoluta. Mas por mais que dissesse, ninguém acreditava. Por mais argumentos que usasse, era ridicularizado. Talvez nem milagres, se fosse capaz de fazê-los funcionariam. Mas mesmo assim, apesar de não atribuirem nem consciência, tinha a certeza de que a inconsciência funcionava assim. Outro dia quase acordou no meio do sonho. Agradeçeu por não ter acordado, afinal, caso acordasse tudo desapareceria e, apesar da descrença, gostava da realidade que sonhava. Afinal caso acordasse, teria que constatar a solidão de ser o primeiro ser unicelular da bolinha azul, sem perceber ainda que uma simples divisão acabaria com a solidão. E essa mesma divisão possibilitaria, quem sabe, em milhões de anos, que toda essa realidade alternativa que ele sonhava se tornasse a realidade real. E eles pensariam que existiria um Deus, sem saber que esse deus simplesmente apareceu por acaso no meio da sopa primordial de proteínas e aminoácidos e a única coisa que fez foi talvez sonhar. Sonhar antes de se dividir pra um dia, depois de muito tempo, se somar novamente.